Como evitar vazamentos e infiltrações

by tacasas on January 6, 2012


Vazamentos e infiltrações são dois problemas comuns em casas e apartamentos, que atrapalham o dia a dia dos moradores e a estrutura do imóvel, além de desperdiçar água. No entanto, é possível evitar esses incômodos. Para isso, basta planejar e seguir algumas dicas referentes às partes hidráulicas dos imóveis.

Uma das dicas é manter o imóvel sempre com a vistoria em dia, sendo que residências necessitam da presença de um profissional, já apartamentos costumam ter esse serviço incluso no valor do condomínio. Além disso, é de extrema importância manter a caixa d’ água do imóvel sempre limpa, para evitar entupimentos ou que partículas sólidas passem pelo encanamento e favoreçam vazamentos e infiltrações. Os canos também devem sempre estar em ótimo estado, assim como tubulações e eventuais emendas. Já dentro do imóvel, a dica é manter as torneiras e chuveiros sempre bem instalados, para que não haja espaço para infiltrações.

Além dessas dicas básicas, é possível detectar possíveis vazamentos e infiltrações em um imóvel causadas pela rede da empresa fornecedora. Feche o registro da casa e torneiras. Em seguida, abra uma torneira que seja alimentada diretamente pela rede da empresa e verifique se é possível sentir uma sucção vinda dessa saída – em caso afirmativo há vazamentos na rede e a empresa fornecedora deve ser contata.

Imagens: Reprodução.

Já vazamentos e infiltrações provenientes da rede interna e caixas d’água podem ser vistos facilmente ou então percebidos no aumento do consumo da conta. Vale lembrar que em todos os casos, a visita de um profissional é fundamental para que sejam feitos reparos adequados nos vazamentos e infiltrações. Caso não conheça nenhuma empresa ou técnico uma dica é buscar serviços online, pois há muitos prestadores no mercado.

Anterior:

Seguinte:

Deixe um comentário